A Companhia Brasileira de Trens Urbanos iniciou na última semana ao projeto “CBTU nas Autoescolas”, mais uma ação voltada à prevenção de acidentes. Na primeira semana foram visitadas sete autoescolas no município de Natal e uma em Extremoz. Até o fim do ano, serão contemplados todos os centros de formação de condutores de Natal, Parnamirim, Ceará-Mirim e Extremoz.
O projeto tem como objetivo conscientizar os futuros motoristas sobre os cuidados essenciais à boa convivência entre pedestres, transporte rodoviário e a linha férrea.
Durante as visitas, tanto os alunos das aulas teóricas, quanto das práticas foram abordados e orientados a sempre respeitarem as passagens de nível, seguindo a regra básica de “Parar, Olhar e Escutar” antes de cruzarem a via férrea.
Além dos alunos, os instrutores também foram alvo da ação, orientados a destacar em suas aulas a importância do artigo 212 do Código de Trânsito Brasileiro que considera infração gravíssima e passível de multa deixar de parar o veículo antes de transpor a linha férrea.
Cada autoescola visitada recebeu um kit composto por cartazes com os dez mandamentos do trem, assim como panfletos da campanha “Alguns Segundos Fazem a Diferença – Respeite a Vida”, que enfatiza a importância do respeito às normas e condutas no trânsito próximo à ferrovia.
Tags
NOTÍCIAS