Polêmica nas redes sociais
Em comemoração ao dia mundial do ciclista ocorrido no último dia quinze, um grupo de ciclistas realizou uma pedalada para lembrar da data em nossa cidade. A pedalada que seguia pela avenida Salgado Filho foi interrompida por conta de um acidente de natureza leve, entre um ônibus urbano e a bicicleta de um dos participantes da caminhada.
Sabemos que a turma do pedal carece de espaços adequados em nossa cidade, como também temos conhecimento do trabalho exaustivo e degradante no qual é submetido um operador do sistema de transporte público em nossa cidade. O que observamos neste caso é uma briga entre dois sistemas de transporte que poderia ser melhorado para dar qualidade de vida a toda uma população e claro nada interessa o conflito entre os dois modais.
No trânsito o maior sempre tem que zelar pelo menor mas o menor também precisa saber respeitar os demais espaços.
Pela informação de relatos tanto dos ciclistas, quanto de passageiros e do condutor do ônibus não dá para saber quem é o culpado.
Afirmar quem está certo neste caso somente com o laudo da perícia técnica de um agente de trânsito. O que existe de errado na situação é a permanência dos veículos parados em via pública atrapalhando o trânsito, já que segundo relatos, nada justifica ônibus e bicicleta parados na avenida, pelo motivo de não ter existido nenhuma vítima ferida no sinistro. De acordo com o artigo 178 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), para assegurar a fluidez e a segurança no trânsito, os envolvidos no acidente devem remover os veículos, sob pena de, não o fazendo, incidirem numa infração de natureza média.
A turma do pedal emitiu uma nota de repúdio que pode ser lida clicando aqui.
A empresa de ônibus que teve seu profissional envolvido no acidente preferiu não se pronunciar sobre o fato.
Tags
Pedala Natal
Geralmente a culpa é de quem está atrás. Neste caso o condutor do ônibus, que não manteve a distância devida.
ResponderExcluir