Itens de segurança devem ser revistos como forma de evitar multas e acidentes graves
Henderson Arsênio
Relacionamos, abaixo, os detalhes nos cuidados com cada um dos filtros que compõem o sistema do seu carro:
Filtro de cabine
Já a falta de manutenção dos filtros de cabine, pode causar acúmulo de micro-organismos e partículas que podem atrapalhar o fluxo de ar no interior do veículo e potencializar doenças respiratórias aos seus ocupantes. Sua principal função é reter grandes concentrações de fuligem, poeiras e gases tóxicos. Caso não seja feito o acompanhamento, o ar respirado pode estar contaminado.
Filtro do ar
O filtro do ar tem a função de reter as partículas, garantindo que apenas ar limpo entre na câmara de combustão. A perda de potência, o desgaste excessivo nas partes móveis do motor, como pistão e anéis, pode ser ocasionada pelo acumulo ou a passagem de grãos de areia, pó e fuligem.
Filtro do óleo
Com a função de impedir a entrada de impurezas no sistema de lubrificação do motor, é recomendado realizar a troca do filtro sempre que trocar. Caso a manutenção não seja feita, o novo óleo colocado tem sua durabilidade reduzida, já que há uma mistura com o velho contido no filtro não trocado.
Filtro do combustível
A recomendação para troca do filtro do combustível é que seja feita de acordo com as instruções do fabricante do veículo, e se isto não for respeitado pelo motorista, pode ocasionar problemas nos bicos injetores e a queima da bomba de combustível. Outro problema que pode ocorrer pela falta de manutenção no filtro é a perda de potência do veículo, devido à mistura irregular de ar com o combustível.
Pede-se que todos os motoristas sempre fiquem atentos ao manual do veículo, onde muitas informações estão contidas que auxiliam o motorista a prolongar a vida útil do automóvel.
Confira abaixo outros itens que precisam ser verificados antes da viagem:
- nível do óleo do motor;
- nível da água do limpador e do radiador;
- filtro do ar, do óleo e do combustível;
- bateria, velas e cabos;
- lâmpadas e faróis;
- limpadores de para-brisa e traseiro;
- desgaste e calibragem dos pneus;
- sistema de suspensão e freios;
- extintor de incêndio e kit de emergência (chave, triângulo e lanterna).
O preço das revisões básicas, incluindo troca de aditivos e fluidos, fica em torno de R$ 250 para os modelos de carro mais populares e conforme a concessionária. O tempo para que se realize o check-list varia entre 40 e 90 minutos.
Tags
NOTÍCIAS