O especialista em trânsito e professor da UFRN Rubens Ramos diz que cor de faixa-semi exclusiva de ônibus na Salgado Filho está fora do padrão
'' Boas ideias, "invencionices", execução errada.
Prefeitura "inventa" faixa de ônibus azul. Detalhe, está fora da Lei.
A boa ideia é a faixa exclusiva ou semi-exclusiva para transporte público, a qual, em alguns lugares e com redução de velocidade (40 km/h), reorganização racional da rede de transporte, treinamento dos motoristas, e penalidades duras, funciona bem.
A "invencionice" é essa faixa azul.
A Resolução 236/2007 CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) estabelece as regras para sinalização horizontal (pintura no pavimento ou chão). Por essa resolução a cor da faixa exclusiva é branca se no fluxo ou amarela se no contrafluxo. Se a faixa é preferencial, cor branca. Nada de azul, verde, ou outras cores do arco-íris.
Nada contra também outras cores, mas é preciso seguir uma padronização, e essa padronização é definida pelo CONTRAN.
Daqui a pouco teremos sinal de trânsito com cor azul também.
Se cada cidade começar a inventar essas coisas, o país se tornará, definitivamente, uma bagunça completa.
Sugiro à Prefeitura mudar para faixa branca.
A execução errada é que não adianta faixa exclusiva se passarem na via 30 linhas diferentes e até 100 ônibus por hora. O resultado é um esperado engarrafamento de ônibus, que estarão proibidos de sair da faixa. Para dar certo, tem que se reduzir a quantidade de linhas no corredor, idealmente 1 a 3.
Para isso, tem que se redefinir a rede de ônibus de Natal, que é totalmente irracional e ineficiente.
Eventualmente, criando controvérsia jurídica, o Prefeito poderia emitir Decreto tornando azul a cor dessa faixa do corredor de ônibus. É meio sem sentido, pois há uma regulamentação nacional, a qual se impõe.'' concluiu Rubens Ramos
Tags
NOTÍCIAS
Rubens Ramos para Secretário de Mobilidade Urbana em 2017!
ResponderExcluir