A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana está presente na segunda edição da Conferência Global de Alto Nível Sobre Segurança no Trânsito que será promovida pela Organização Mundial da Saúde. A pedagoga Alcina Pereira, do Departamento de Educação de Trânsito da STTU, está em Brasília (DF) onde participa do evento, entre os dias 18 e 19 de novembro, na semana que marca também o Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito.
A expectativa dos organizadores do evento, que acontece no Centro Internacional de Convenções do Brasil, é receber cerca de 1.700 participantes, de 150 países, incluindo Ministros da Saúde, Cidades, Interior, Transportes, Segurança Pública e áreas correlatas à segurança no trânsito e suas delegações, e ainda representantes da sociedade civil de todos os países.
A segunda Conferência se inspira e dá sequência à 1ª Conferência Ministerial Global sobre Segurança no Trânsito, ocorrida na Rússia em 2009, a qual reuniu mais de 70 Ministros de Transportes, Cidades, Saúde e Interior, e 1.500 outros participantes de todo o mundo.
O seu principal resultado foi uma declaração conclamando às Nações Unidas a proclamarem a Década de Ação para a Segurança no Trânsito 2011 – 2020, que tem por objetivo salvar 5 milhões de vidas nesse período.
O evento ocorre durante as negociações finais da agenda de desenvolvimento pós-2015 e também será uma oportunidade para os Estados-Membros trocarem informações e experiências acerca das melhores práticas em segurança no trânsito.
Os eixos para as discussões nesta edição serão: as principais realizações até o momento para a Década de Ação em Segurança no Trânsito 2011 – 2020; Os próximos passos para atingir as metas da Década de Ação em Segurança no Trânsito 2011 – 2020; A segurança no Trânsito rumo a 2030; As metas globais e indicadores segurança no Trânsito; Os pilares do Plano Global para a Década de Ação em Segurança no Trânsito 2011 – 2020 e as questões emergentes em segurança no trânsito.
Tags
NOTÍCIAS