Maioria dos passageiros de ônibus ignora cinto de segurança



Seis em cada dez passageiros que viajam de ônibus pelas rodovias do estado de São Paulo não utilizam o cinto de segurança. O dado é da Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo), que fez um levantamento do comportamento dos usuários de linhas de ônibus em 174 viagens entre 22 e 29 de outubro.

A sondagem aponta que, em 144 delas, o condutor não orientou os passageiros a utilizar o acessório. Somente em 32 veículos, ou 22%, o contingente de passageiros que prenderam o cinto foi superior a 60%. Conforme a Agência, em 30 viagens nas quais o motorista informou aos passageiros sobre a importância da utilização do cinto de segurança, o índice de uso do dispositivo cresceu 15%.

Por isso, a Artesp irá desenvolver uma campanha para que os passageiros de ônibus intermunicipais não esqueçam de afivelar o cinto antes de viajar. Além disso, a Agência defende a criação de uma legislação segundo a qual os condutores sejam obrigados a orientar os usuários sobre a necessidade de usar o equipamento.

Segundo o órgão, o comportamento dos ocupantes de carros de passeio e caminhões vai em outro sentido. Levantamento feito em agosto desse ano, com mais de 11 mil condutores em diversas rodovias sob concessão em São Paulo, mostrou a utilização do dispositivo por 91% dos motoristas. Entre os caronas, o índice é de 89%. Já no banco traseiro, muita gente ainda esquece: 62% dos passageiros ignoram o cinto de segurança.

2 Comentários

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

  1. Então quem anda nos transportes públicos dentro das cidades pode morrer? Segurança só é válida para quem anda de carro particular e transportes interestaduais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edivânia,
      Isso se da, porque o passageiro do ônibus passa menos de uma hora dentro do veículo e nesse intervalo a velocidade média do veículo urbano é inferior ao intermunicipal por circular em vias urbanas. Contudo, o intermunicipal se faz mais que necessário, pois o veículo opera em velocidade alta e o passageiro fica muito mais tempo no ônibus se dirigir ao seu destino.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال