A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, iniciou nesta terça-feira (16) uma série de audiências sobre o Plano de Mobilidade Urbana, que é obrigatório para cidades com mais de 20 mil habitantes, conforme estabelece a lei federal 12.587/2012.
A primeira região a tratar do tema foi a Sul. A audiência foi realizada no auditório da sede do CREA/RN e contou com a presença do secretário adjunto de Trânsito da STTU, Walter Pedro da Silva, representações da Câmara Municipal de Natal, Ordem dos Advogados do Brasil, lideranças comunitárias, entidades de classes, da Universidade Federal do RN, além da gerente da TecTran, empresa escolhida por licitação para elaboração do plano, Mariana Moura.
O secretário adjunto da STTU, Walter Pedro da Silva destacou que “o dia de hoje foi muito bom e que as contribuições foram muito ricas. A expectativa agora é contar com a participação popular em todas as etapas da construção do documento que vai direcionar as ações de mobilidade da cidade, o que será possível com as audiências públicas que serão promovidas nas demais regiões da cidade.”
Durante a sua fala, a consultora da TecTran, Mariana Moura destacou que o Plano de Mobilidade Urbana de Natal será realizado em várias etapas. A primeira delas, que já vem sendo executada, é o Planejamento Executivo e Levantamento de Dados. "Teremos também a etapa de Diagnóstico e Tendências; Plano de Gestão da Demanda, por exemplo, o que precisa ser feito para que as pessoas possam dar preferência ao transporte coletivo, a pé ou de bicicleta, ao invés do transporte individual. Tudo isso será feito com a participação dos moradores, das associações comunitárias que poderão apresentar sugestões para ajudar na proposta final que fixará as regras e as metas para garantir o aperfeiçoamento da mobilidade urbana em Natal”.
Na quarta-feira (17) é a vez da Região Oeste, que realizará reunião no Centro de Referência em Educação Aluizio Alves (Cemure) – Av. Coronel Estevam, 3705 – Nazaré. Na quinta-feira (18), a audiência da Região Leste será no Sesc do Centro – Rua Coronel Bezerra, 33. A da Região Norte será na sexta-feira (19), na Faculdade Estácio – Rua Henrique Dias, S/N - Igapó. As audiências públicas acontecerão sempre no horário das 9h às 13h.
Além dos debates nas audiências públicas, a sociedade poderá dar sua contribuição na construção do Plano de Mobilidade pelo site www.planmobnatal.com.br, criado para receber as sugestões e críticas, além de disponibilizar todos os documentos criados durante a elaboração do PlanMob e o cronograma e as etapas desse processo.
Tags
NOTÍCIAS