Brasil não tem previsão para adotar novas placas

Nova placa padrão Mercosul já vigora na Argentina

OBrasil ainda não tem prazo para receber as novas placas com padrão do Mercosul. Vigente na Argentina e no Uruguai, o novo modelo seria implementado aqui em 2016 e depois foi adiado para janeiro deste ano. Segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), a falta de um sistema único que integre informações de todos os países participantes é o que está emperrando o processo.

Este sistema tem a intenção de evitar coincidência de placas em países limítrofes e o desenvolvimento dele está sob responsabilidade do Brasil, por meio de estudos técnicos da Câmara Temática de Assuntos Veiculares, com a cooperação dos demais governos – o Paraguai é o outro integrante do Mercosul, além de Brasil, Argentina e Uruguai (a Venezuela foi suspensa do bloco em dezembro de 2016).


De acordo com o Denatran, o não é possível fixar uma data para a conclusão do sistema sem que haja concordância de todos os governos envolvidos. “Neste momento, o status é que estamos aguardando o posicionamento das autoridades de trânsito dos demais países para darmos prosseguimento ao desenvolvimento do sistema único”, alegou o órgão em nota.

Mas, então, por que Argentina e Uruguai já utilizam as novas placas? O Denatran afirmou que os países do Mercosul são soberanos para alterar os modelos de identificação veicular e que novas pacas destes países, certamente, não fazem parte do que se convencionou chamar de “Padrão Mercosul”.

Em passagem pela Argentina, a reportagem do WM1 constatou que o novo modelo de placa utilizado é muito semelhante ao que foi anunciado pelo Mercosul em 2014. Porém, ele não tem o Código QR, que estaria localizado no canto inferior esquerdo, nem os brasões do município e Estado (ou província) que estariam ilustrados no lado direito.
Nova placa do Mercosul vigora na Argentina
O DNRPA, departamento de trânsito argentino, anuncia em seu site que a nova placa faz, sim, parte do Padrão Mercosul. Por lá, o modelo foi implementado em abril de 2016 - no Uruguai, a mudança em março de 2015.

Detalhes do novo padrão

A nova placa tem 40 centímetros de comprimento por 13 cm de largura. Há uma borda azul no topo, quatro letras e três números distribuídos de forma aleatória. Desta forma são possíveis mais de 450 milhões de combinações diferentes.

Outros itens presentes na nova placa são linhas onduladas horizontais e marcas d’água com o logo do Mercosul.

As categorias dos veículos também serão divididas por cores: convencional (branca), particular (preta), comercial/aprendizagem (vermelha), oficial (azul), experiência (verde), diplomático (dourado) e colecionador (prateado).

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

نموذج الاتصال