Redação,Via Certa
Motoristas que transitaram embriagados na madrugada deste domingo (12), pela a Avenida Engenheiro Roberto Freire e pela Rua Walter Duarte, no bairro de Capim Macio, foram surpreendidos pelos policiais da Operação Lei Seca do Detran/RN. A fiscalização autuou 81 condutores que fizeram uso de bebida alcoólica e foram dirigir. Deste total, cinco motoristas foram presos por crime de trânsito.
A operação foi iniciada ainda na noite do sábado (10) e finalizada próximo das 5h do domingo. Seis veículos foram apreendidos por motivos de infrações diversas e foram levados ao pátio de apreensão do Detran/RN. Os mesmos somente serão liberados após a devida regularização das pendências observadas e notificadas pelos policiais da Operação Lei Seca.
O motorista flagrado dirigindo embriagado é punido com retenção da CNH, apreensão do veículo, que só será liberado com a presença de um condutor habilitado, multa no valor de R$2.934,70 e sete pontos na carteira, além de outras penalidades administrativas (artigo 165 CTB). Isso se o teste de bafômetro acusar até 0,33 mg/l de álcool por litro de sangue no organismo ou se ele se recusar a fazê-lo.
Se o teste acusar a partir de 0,34 mg/l, ou se ele se recusar a fazê-lo, mas apresentar sinais visíveis de embriaguez, além de responder nos termos do artigo 165, vai ser enquadrado no artigo 306 (crime de trânsito): será preso e conduzido à Delegacia de Polícia, onde será iniciado o devido processo legal, respondendo pelo crime que prevê a punição de seis meses a três anos de prisão.