Identificação na traseira dos carros não quer dizer mais nada

Redação,Via Certa

BMW Série 3

No passado, a gente batia o olho na traseira do carro e sabia se ele tinha motor 1.0, 1.6, 2.0 ou 3.0. A cilindrada estava escancarada na identificação. A marca estampava um “1.8” ou um “2000” na lataria e pronto. No segundo caso, sabia-se que o carro em questão tinha sob o capô um motor 2.0, ou 2.000 cm3.

Com o tempo, algumas marcas começaram a empregar códigos sutis: um BMW 328i era a identificação do Série 3 com motor 2.8, por exemplo.

Mas, de uns tempos para cá, tudo mudou. A onda de downsizing, que resultou em adoção de motores cada vez menores, colocou as montadoras diante de um dilema: como vender um carro novo e mais caro equipado com propulsor menor que os modelos antigos (e mais baratos)?

Quem iria estampar um “1.0” na traseira de um modelo como o Golf, por exemplo?

Tente explicar as mudanças para o seu avô

Trocando em miúdos: um motor 1.0 turbo de três cilindros atual é mais potente que um 1.8 aspirado de quatro cilindros do passado. Mas tente explicar isso para o seu avô. Ele nunca mais vai deixar você entrar no Monza dele.

Por causa disso (da tendência de downsizing, não dos avôs), algumas marcas optaram por eliminar qualquer referência à cilindrada. Foi o caso, por exemplo, da Volkswagen. A marca alemã passou a adotar o torque do motor, em Newton-metro. Foi daí que vieram identificações como “200 TSI”, que a Volkswagen usa no Polo 1.0 turbo.

Não é muito fácil no início, mas depois a gente se acostuma. Não aprendemos que Santana 2000 era a identificação do Santana 2.0?

Então, na Volks, ficou assim: 200 TSI, motor 1.0 turbo; 250 TSI, 1.4 turbo; 350 TSI, 2.0, também turbo. O número não é aleatório. Revela o valor do torque, em Newton-metro.

E por que isso? Porque, com turbo, motores diminuíram de cilindrada e ganharam torque e potência. É isso que importa, na prática.

Claro até aqui? Pois lamento informar que agora a coisa complica.

Quando a lógica não tem lógica

A Audi adotou uma classificação sem a lógica da Volkswagen. Em resumo, você bate o olho nos novos Volkswagen e sabe o torque do motor.

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