No Brasil, acidentes de trânsito estão entre as principais causas de morte entre as crianças. Mas os pais e responsáveis podem fazer a diferença para salvar vidas. Não estamos nem falando sobre a questão sobre a idade mínima para crianças colocar uma criança no banco da frente (apesar de ser um elemento importante). Estamos falando de procedimentos de segurança para garantir que seu filho não sofrerá ferimentos potencialmente mortais em acidentes.

Qual idade pode andar no banco da frente?

A partir de 10 (dez) anos de idade, as crianças podem andar no banco da frente. Duas situações criam exceções a essa regra: se a quantidade de crianças no carro com menos de dez anos for maior que a capacidade do banco traseiro (4 crianças), a criança de maior estatura pode se assentar no banco dianteiro; e no caso veículos que só possuam bancos dianteiros, como no caso de caminhonetes.

A parte de respeitar a lei é a questão fácil de colocar crianças no banco dianteiro. A parte delicada é garantir a segurança da criança, e é nisso que os pais tem que focar quando forem colocar crianças no banco dianteiro.

Qual a altura para andar no banco da frente?

Cintos são feitos para garantir a segurança de passageiros a partir de uma dada altura. Sempre que você estiver em um carro, você precisa se certificar que o seu filho está usando o cinto de segurança com uma adaptação para altura dele, e que o assento está com uma elevação para sua altura. Seu filho, afinal, pode ter 10 anos, mas não ter a altura para que o cinto garanta a segurança dele.

A altura mínima para a segurança da criança no banco da frente é de 1,45 m. Se a criança não tiver essa altura, o banco deve ter algum tipo de elevação para a altura da criança, ou o cinto deverá ter uma adaptação para a criança. Isso não é legislação, mas se você quer garantir que seu filho não se machuque, respeite essa regra da altura.

Airbag e crianças no banco da frente

Além da altura mínima, o airbag do banco dianteiro tem de ser desativado. Para uma criança, pode ser mortal, e é necessário desativá-lo. Geralmente há um botão embaixo do painel do veículo ou na central de comando do veículo para desativar o airbag quando há uma criança no banco dianteiro. Para alguns modelos de veículo pode ser necessário ir em uma oficina para a desativação, mas não é algo que demore mais do que 10 minutos.
Idade minima para andar no banco da frente do veiculo: etapas de transporte

O banco da frente é uma etapa no transporte de crianças. Garantir que as crianças estejam devidamente usando o cinto de segurança em um assento de carro, cadeirinha, ou o que for apropriado para a sua idade, altura e peso, é o que vai garantir que um acidente não causará danos graves à criança. Abaixo, resumimos um pouco como deve ser feito o transporte das crianças do nascimento até os 10 anos.

Nascimento até aos 2 anos: para a melhor proteção possível, devem estar em um assento de criança virados para trás, no banco traseiro, até 2 anos de idade. Deve ser usado a bebê conforto até 1 ano de idade, cadeirinha de 1 a 2 anos.

De 2 anos até, pelo menos, 5 anos de idade: a partir dos 2 anos, as crianças devem ter a cadeirinha ou assento de elevação voltados para frente. De 2 a 4 anos, usar a cadeirinha. De 4 a 5 anos, assento de elevação.

De 5 anos até os cintos de segurança se encaixarem corretamente (por entre o ombro e o pescoço): deve ser usado apenas um assento de elevação. Geralmente usado até os 7 anos de idade, ou até a criança atingir a altura de 1,45 m.

Até os 10 anos: no banco de trás, colocar a criança com cinto de segurança, usando assento de elevação até o cinto de segurança se encaixar corretamente.

A partir dos 10 anos de idade: a criança pode ir no banco da frente, desde que tenha pelo menos 1,45 m e o airbag esteja desativado. Ainda assim, é mais seguro para a criança viajar no banco traseiro. Até os 14/16 anos, é recomendável que o airbag continue desativado.
Recomendação mais segura para transporte de crianças em carros

Sempre procure deixar crianças no meio do banco de trás, quando possível, porque é o local mais seguro do veículo para crianças, baseado em estatísticas de acidentes e em testes de batidas. Lembre-se do perigo do airbag para as crianças!

Sempre coloque o cinto de segurança na criança ou a criança no assento apropriado, não importa o quão pequena for a viagem. E comece dando um bom exemplo, usando sempre o cinto de segurança.

Você transporta crianças no banco da frente? Como você transporta? Você se preocupa com a altura das crianças?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas