Redação - Via Certa Natal


O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) reuniu nessa terça-feira (15), comandantes regionais e policiais do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) para um treinamento relacionado aos novos etilômetros adquiridos pelo Detran e que vão ser distribuídos nos distritos da capital e do interior do Estado.

Foram adquiridos 38 novos equipamentos que são mais modernos e agilizam o processo de fiscalização. No treinamento os policiais militares puderam conhecer as especificidades do equipamento, a exemplo do funcionamento e uso correto nas atividades de fiscalização.

O novo etilômetro tem a capacidade de apontar o condutor que utilizou bebida alcoólica apenas no ato de aproximar o equipamento do interior do veículo a ser fiscalizado. Com isso, o aparelho acende um sistema de luz verde (sem presença de álcool), amarela (pequena presença de álcool) e vermelha (indicando a presença forte de álcool). Nessa situação, o policial tem a opção de liberar de imediato o condutor quando a luz verde acender e a determinação de fiscalizar com a certeza da infração nos dois outros casos.

O diretor-geral do Detran, Jonielson Pereira, acompanhou o treinamento e informou que os etilômetros mais modernos vão conceder maior eficiência e eficácia nas operações de fiscalização empreendidas pela Operação Lei Seca e pelo CPRE. “Essa aquisição traz para a fiscalização de trânsito do estado mais modernidade e agilidade”, comentou.

O coordenador da Operação Lei Seca, capitão Isaac Paiva, também ressaltou a melhoria que os novos etilômetros vão trazer para o trânsito, já que o sistema de coleta de informações é mais sensível, moderno e de maior agilidade na captação dos dados e geração dos resultados. “Os etilômetros são bem mais rápidos e precisos, o que vai proporcionar uma operação mais célere e menos transtornos no trânsito para o cidadão que está passando pelos pontos de blitz. Outra coisa é que haverá uma economia no uso das piteiras, no sentido que somente aquele condutor detectado pelo sistema terá que realizar o teste”, explicou.

Ao final do treinamento os novos etilômetros foram distribuídos aos comandantes de Distritos Rodoviários e já devem começar a ser utilizados nas atividades de fiscalização deflagradas no decorrer desta semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas