Redação - Via Certa Natal

Alex Régis

Não é só arte. É um estilo de vida. O conceito comum entre os grafiteiros tem se espalhado pela cidade de Natal, graças ao investimento da Prefeitura na revitalização de espaços urbanos, utilizando o grafite como um dos elementos desse processo. Um dos pontos da capital potiguar que ganhou vida nova, com essa ação, foi a Praia de Areia Preta. A área conhecida como “Miami Beach” recebeu pinturas no muro de contenção, construído para proteger a via pública do avanço da mar. A revitalização tem atraído turistas e natalenses, além de melhorar a situação de comerciantes e até dos surfistas, tradicionais frequentadores do local.

Vinte artistas do grafite desenvolveram os painéis artísticos no muro de contenção da parte da praia conhecida como “Miami”. Os grafiteiros foram escolhidos através de uma seleção pública da qual foram analisadas 467 propostas. O procedimento é o mesmo realizado nas obras de revitalização no Beco da Lama e no Espaço Cultural Ruy Pereira, ambos no centro da capital potiguar. As pinturas com temas que se referem ao dia a dia da praia estão dispostas nos 130 metros do muro de contenção.

Surfista, Janílson Rocha frequenta Miami há 15 anos. Segundo ele, muita coisa mudou desde que a Prefeitura passou a recuperar o local. “Só agrega, principalmente para a galera do surf. Ficou muito bonito, mudou o aspecto do local, melhorou até mesmo a segurança. Agora, dá gosto vir para cá. Temos atletas mirins que, inclusive, foram retratados em um dos painéis. É um trabalho feito com a criançada de Mãe Luíza e, agora, eles têm um lugar ainda mais bonito para as aulas de surfe. Ou seja, eles passaram a ter um lugar que sempre vão querer vir”, comentou.

A família Daniel Dantas, Renata de Souza e a pequena Miriam concorda com o surfista. Aproveitando a manhã de sol em uma tradicional “piscininha” escavada à beira mar, eles dizem que frequentam o local há muito tempo e sentiram a mudança. “Agora, ficou muito melhor. Eu acompanhei o trabalho de pintura e soube que são artistas daqui. Isso valoriza a nossa gente. Além de ter ficado muito bonito”, disse Daniel. “Agora, vale à pena vir. Tem muita gente que vem só fazer foto”, complementou Renata.

Comerciante há 20 anos no local, Wilton Lima do Nascimento – conhecido como “Vasco da Gama” - afirma que o movimento melhorou depois das pinturas e limpeza do local. “Ficou uma paisagem diferente. Melhorou bastante. Agora ganhei mais clientes, inclusive os turistas que passam para fazer foto. Até a segurança melhorou depois que foi feito isso aqui na praia”, explicou.

A Secretaria de Cultura, que ficou responsável pela seleção pública, revela que foram selecionados 20 artistas, mas que outros quatro trabalharam na obra como voluntários. Entre os selecionados, cada um recebeu R$ 1.500,00 e 20 latas de tinta spray para executar a tarefa. O trabalho foi realizado entre os dias 20 de agosto e 12 de setembro.

Dácio Galvão, secretário da pasta, afirma que a valorização da cultura, promovida pelo prefeito Álvaro Dias, tem feito a economia criativa ser uma das grandes responsáveis por ajudar os natalenses a atravessar o período de crise econômica no País. Além disso, segundo ele, as ações têm valorizado sobremaneira o artista local, integrando-se, inclusive, ao desenvolvimento do turismo na capital potiguar.

“O processo de valorização da arte urbana do grafite começou no Centro Histórico, no Beco da Lama, depois para o Espaço Cultural Ruy Pereira e, agora, em Mãe Luiza, além de outros espaços que estão sendo também analisados para revitalização. Tudo feito através de seleções públicas e com toda infraestrutura brindada ao participante. A arte urbana grafitada hoje é uma tendência mundial de integração entre cultura e turismo”, comentou Galvão.

Os artistas que grafitaram o painel na praia de Areia Preta (Miami) foram: Erre, FB, Fábio Freitas, Lucas mds, Clara Félix, Marcelos bob, Novenil, F Black, Suco, Binho, Ivanildo, Pazciencia, CJ, flip, Arthur, Manoel Aquila, Anna, Carcará, Neto, Rasta, James, Elvis Morão, Jhow, Alexandre saca.

O que é grafite?

A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que é um tipo de inscrição feita em paredes. Existem relatos e vestígios dessa arte desde o Império Romano. Seu aparecimento na Idade Contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

O grafite foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Os brasileiros não se contentaram com o grafite norte-americano, então começaram a incrementar a arte com um toque nacional. O estilo do grafite do País é reconhecido entre os melhores de todo o mundo. (Fonte: Brasil Escola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas