Redação,Via Certa

Foto: João Vital

O Governo do Estado recebeu nesta quinta-feira (23) doações de material para confecção de 150 mil máscaras que serão distribuídas gratuitamente à população vulnerável. A Coteminas fez a doação dos insumos para a ação, que será realizada por empreendimentos de economia solidária, associações de costura e grupos religiosos nos 10 territórios do Rio Grande do Norte. A iniciativa foi uma articulação das secretarias de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semjidh) e projeto Governo Cidadão. Esta é mais uma ação que se soma ao programa RN+Protegido do Governo do RN.

Atualmente 52 grupos fazem parte da rede solidária de confecção de máscaras de pano, que serão confeccionadas conforme orientações da Anvisa e começarão a ser entregues nos próximos dias. Entre os grupos, estão associações de costura beneficiadas projeto Governo Cidadão. A iniciativa visa disponibilizar aos coletivos de produção de artesanato os suplementos necessários para a confecção das máscaras - modelo padronizado, tecido já cortado na medida da confecção, elástico e linha.

“A iniciativa é importante porque além de oferecer máscara à população vulnerável de maneira gratuita e ajudar a protegê-la do coronavírus, vai incentivar a produção de milhares de pequenas unidades de confecção no interior do Estado”, pontua o secretário de Gestão de Metas e Projetos, Fernando Mineiro.

Os grupos participantes assinaram um Termo de Compromisso Solidário de entrega de 50% de sua produção para a Sethas, que distribuirá gratuitamente à população. A outra parcela da produção poderá ser distribuída diretamente pelo grupo, sendo permitida a solicitação de uma contribuição colaborativa e solidária de valor simbólico que não deve ultrapassar R$ 1 por máscara. A venda comercial das máscaras será proibida.

Para a titular da Sethas, Íris Oliveira, a ação é um meio de manter as redes de economia solidária funcionando, fomentar sua produção e garantir proteção para os cidadãos mais vulneráveis. “A ação integrada entre as secretarias de governo e a parceria com o setor privado foram fundamentais para concretizarmos a iniciativa”, acrescenta.

O diretor da Coteminas no RN, Henrique Gadben, agradeceu ao Governo do Estado a oportunidade de contribuir em um momento tão importante como este. “Ficamos felizes de ajudar e atender uma demanda da sociedade potiguar”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas