Redação,Via Certa


A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Semtas), em parceria com a ONG Bom Samaritano e a Sociedade Espírita da Cultura e Assistência (Seca), entregou mais um centro de isolamento social para jovens e adultos que se encontram em situação de rua, o Albergue Noturno, localizado no bairro de Petrópolis. O local conta com um espaço com capacidade para 60 leitos, mas funcionará 46 destes, para que seja respeitado o distanciamento social recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

"Estamos inaugurando mais um centro de atendimento, acolhendo famílias que contarão com todo o tipo de assistência necessária, com itens de higiene pessoal, alimentação, medicamentos e assistência hospitalar, mas principalmente um local digno, amplo e acolhedor, para receber pessoas que estão em situação de vulnerabilidade. Neste momento é importante a união e o somatório de toda a população para deter o coronavirus", destacou o prefeito de Natal, Álvaro Dias.

A secretária adjunta da Semtas, Maria José de Medeiros, por sua vez, enfatizou: "A Prefeitura do Natal entende que neste momento de pandemia, onde as demandas são muito grandes, é importante unir esforços, para que possamos ofertar serviços para garantir o direito destes usuários, que é a população que se encontra em situação de rua tendo a chance de ter todo o tipo de assistência social".

Essa unidade se juntará a outras já se em funcionamento. São elas, a Escola Municipal Santos Reis, no Centro de Convivência Santos Reis, a Escola Municipal Celestino Pimentel, na Cidade Esperança, e o Albergue Municipal, localizado na Rua Princesa Isabel, Centro, com capacidade total para acolher 143 pessoas em situação de rua. 

No abrigo que inicia hoje, os usuários terão um período de 15 dias de quarentena, para depois serem encaminhados para os outros acolhimentos que funcionam nos bairros da Cidade da Esperança e Santos Reis. O espaço será rotativo, abrindo novas vagas a cada duas semanas.

Nas unidades, os moradores contam com todo tipo auxílio, como, alimentação, banheiros, lavanderias, fornecimento de álcool gel, máscaras faciais de proteção descartáveis e material informativo sobre a Covid-19, além de material de higiene pessoal para os usuários que não aceitarem permanecer nos abrigos: realização de palestras alertando e orientando como se prevenir para evitar o contágio com o novo Coronavírus. 

A Secretaria Municipal da Saúde estará auxiliando com o Consultório de Rua, com consultas médicas, odontológicas, medicações e vacinas (tendo todos os abrigados já vacinados contra a Influenza). A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL) irá atuar fornecendo professores de educação física, para auxiliar em atividades físicas e esportivas.

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), administrado pela Semtas, e que está funcionando na sede do Albergue Municipal, realiza um atendimento voltado para a população de rua que não quer ficar nos abrigos da Prefeitura, mas que precisam de acolhimento. 

Para atender essa demanda, foi criado um novo espaço no prédio com toda estrutura de informática, computadores para os moradores de ruas terem acesso aos seus documentos e se cadastrarem no aplicativo do auxílio emergencial da Caixa Econômica, do Governo Federal, além de banheiros (para banhos), e alimentação. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Para dúvidas e informações à população, a Semtas criou uma Central de Atendimento, composta pela equipe do Serviço de Abordagem Social (Seas), que está disponível, de domingo a domingo, das 10h às 22h, através dos telefones: 98870-3861 e 98870 – 3327.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas