Redação,Via Certa
MUDAMOS DE INSTAGRAM! SIGA @VIACERTANATALRN


A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social vai contribuir com o acolhimento dos refugiados que se encontram no município do Natal. Para viabilizar a implantação do Centro de Acolhida e Referência, a Prefeitura passa a ser signatária de um Termo de Cooperação Técnica entre a SEMTAS e o Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos para Refugiados, Apátridas e Migrantes (Ceram/RN).

Na manhã desta sexta-feira (03), o documento firmando a parceria administrativa foi assinado pela titular da SEMTAS, Andréa Dias, e pelo presidente do Comitê, Thales Egídio, com vigência de um ano, podendo ser prorrogado por mais tempo. O Centro de Acolhida e Referência fará o acolhimento temporário dos refugiados, apátridas e migrantes que estejam em situação de vulnerabilidade social.

O Centro funcionará na Avenida Antônio Basílio, 1850, Dix-Sept Rosado, em Natal, e oferecerá alojamento completo em dormitórios separados entre alas femininas e masculinas, com alimentação, material de higiene pessoal, roupas e acompanhamento de assistentes sociais. Além disso, os moradores poderão utilizar o endereço do abrigo para o recebimento de correspondências. As famílias terão autonomia e o suporte necessário para buscar o sustento delas.

No ato da assinatura, a secretária Andréa Dias fez um rápido relato do acompanhamento e apoio que a SEMTAS tem dado a 19 famílias de vezuelanos indígenas de etnia Warao e disse que agora, com a assinatura do Termo, vai poder designar assistentes sociais e acompanhá-las mais de perto.

A secretária ainda ressaltou a importância da parceria que foi definida como uma medida prioritária neste momento de crise. “Nós temos um compromisso importante com os mais vulneráveis de proporcionar uma acolhida humanitária e acesso igualitário do migrante à moradia, para resgatar a dignidade dessas famílias”, comentou.

Caberá à SEMTAS, ceder mobiliário e equipamentos, fornecer alimentação e material de higiene pessoal para cada morador. Além disso, a Secretaria fará o cadastramento no CADÚnico e acompanhamento socioassistencial.

Segundo o presidente do CERAM, Thales Egídio, em pesquisa recente, foi diagnosticado que o RN tem 225 refugiados e migrantes em situação de vulnerabilidade social, estando 97 deles, em sua maioria venezuelanos indígenas de etnia Warao, em Natal e Parnamirim. O Comitê costatou que eles se encontram em situação de mendicância diária, não podendo custear sua moradia. 

Dados disponibilizados pela Plataforma de Coordenação para Refugiados e Migrantes da Venezuela e pela Organização Internacional de Migrantes (OIM) afirmam que, até novembro de 2019, o número de migrantes venezuelanos no Brasil chegou a 253 mil, dos quais 129 mil solicitaram refúgio.

Entre no grupo do Via Certa - CLIQUE AQUI





--
Whats do trânsito: (84) 9.9978-2593

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas