Redação,Via Certa

Por Mariana Czerwonka
--

MUDAMOS DE INSTAGRAM! SIGA @VIACERTANATALRN


Muitas pessoas têm dúvidas na hora de baixar o CRLV Digital e uma delas é em relação ao código de segurança exigido. Veja como encontrar.

A versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) já está disponível em todo o país. Para ter acesso ao documento digital, que tem a mesma validade do físico, é preciso abrir o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). Nesse aplicativo, também é possível o acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital.

Muitas pessoas, porém, tem dúvidas na hora de baixar o CRLV Digital e uma delas é em relação ao código de segurança exigido.

Existem duas formas de baixar o documento, uma para pessoa física e outra para jurídica. O código de segurança do CRV é exigido em caso de veículos registrados em nome de pessoa física.

Para baixar o CRLV Digital de pessoa jurídica, clique aqui. 

Passo a passo CRLV Digital – Pessoa Física

Para ter acesso ao CRLV Digital, registrado em nome de pessoa física, é necessário entrar diretamente no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito e possuir o código de segurança do CRV e o número do Renavam.

– Baixe o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível gratuitamente na Apple Store e no Google Play;

– Clique em entrar com gov.br e efetue o cadastro;

– Na tela inicial do aplicativo, clique em veículos;

– Em seguida, clique em ‘toque aqui’ para adicionar um CRLV;

– Digite o número do Renavam e logo depois o código de segurança do CRV.

Código de segurança CRV

Para saber onde encontrar o código de segurança é necessário primeiro distinguir CRV (Certificado de Registro de Veículo) do CRLV, que é o documento de licenciamento renovado anualmente.

O CRV é o documento de propriedade do veículo, antigamente chamado de DUT (Documento Único de Transferência). Esse documento não é de porte obrigatório ao dirigir e deve ser guardado em local seguro para ser usado em eventual venda do veículo.

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, o número possui 11 (onze) caracteres e fica na parte superior direita, logo abaixo do número do CRV (veja imagem ao lado). “Eles são atribuídos pelo sistema Renavam, sem a possibilidade de ser alterado pelo Detran”, explica o órgão.

Esse código é necessário para gerar o documento de licenciamento do veículo (CRLV), seja na versão digital (no aplicativo Carteira Digital de Trânsito), seja para imprimir o documento.

Como é uma informação de segurança, um dado sensível, requerido justamente como checagem de que o cidadão está em posse do CRV, os canais de atendimento dos órgãos estaduais de trânsito não têm acesso ao código de segurança.

--
Whats do trânsito: (84) 9.9978-2593

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas