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A Ouvidoria do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) foi apontada em relatório semestral da Controladoria Geral do Estado (Control) como órgão que atendeu as manifestações de dúvidas, informações, elogios, solicitações de providencias, reclamações e sugestões dos cidadãos num tempo médio de 12 dias, agindo 60% abaixo do prazo da Lei de Acesso à Informação (LAI), que determina até 30 dias como tempo de resposta.

O relatório mostra que a demanda exigida pelo cidadão vem sendo registrada e atendida pelo canal da Ouvidoria do Detran, que tem a função de intermediar e viabilizar o direito de o usuário ser ouvido e ter suas demandas pessoais ou coletivas tratadas adequadamente no âmbito do órgão.

“No primeiro semestre deste ano conseguimos atender 93% de todas as manifestações demandadas ao Detran dentro do prazo. Quando contabilizado a média da resposta chegamos a 12 dias e nossa meta é diminuir ainda mais alcançando a excelência no serviço de Ouvidoria”, comentou o Ouvidor do Detran, Daniken Fermon.

Desde março no ano passado que a Direção do Detran aderiu a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso a Informação (Fala.BR), desenvolvida pela Controladoria Geral da União (CGU). No RN, o Detran foi a segunda instituição a aderir, seguindo a Control, o que possibilitou mais transparência ao trabalho realizado pela Ouvidoria, podendo o cidadão acompanhar o processo demandado, os órgãos de controle terem a visão do trabalho da Ouvidoria e o Detran ter em tempo real informações sobre o desempenho do setor.

Com a adesão do Detran ao Fala.BR o cidadão pode fazer sua solicitação a Ouvidoria do Detran diretamente no site (www.falabr.cgu.gov.br). Para isso, basta escolher o tipo de manifestação, optar por identificar-se ou não, escolher o órgão “Detran/RN”, o assunto a ser tratado, especificar a solicitação e apontar o local do fato. Dessa maneira é possível acompanhar o processo de resposta e contribuir para compor um retrato mais real da Ouvidoria.

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