Você sabia que as notas da primeira família do real estão prestes a se aposentar? Isso mesmo! O Banco Central do Brasil (BC) decidiu que é hora de dar um descanso para essas cédulas que nos acompanharam por tanto tempo.
Se você ainda tem notas da primeira família guardadas, saiba que é fácil identificá-las. Todas têm a efígie da República no anverso e têm exatamente o mesmo tamanho: 140 mm de comprimento por 65 mm de altura.
Agora, se você comparar com as notas da segunda família (aquelas lançadas a partir de 2010), vai notar que elas vêm em tamanhos variados.
O que fazer?
Calma, ninguém vai perder dinheiro com isso! As notas da primeira família continuam valendo o mesmo. A ideia é que você leve essas notas ao banco para trocá-las por cédulas mais recentes ou para depositá-las na sua conta. É um processo tranquilo e as instituições financeiras já estão prontas para isso.
As notas mais novas vêm com tecnologias de segurança que tornam a vida dos falsificadores bem mais difícil. Além disso, facilitam a verificação de autenticidade. Tudo isso para deixar seu dinheiro ainda mais seguro.
Então, não perca tempo! Dê uma olhada na sua carteira, e veja se tem alguma nota da primeira família do real por lá. Leve ao banco e faça a troca. É uma boa oportunidade para manter seu dinheiro atualizado e protegido.
Tags
ECONOMIA