Nos primeiros oito meses de 2024, o Rio Grande do Norte realizou 276 transplantes de órgãos, superando o total de transplantes realizados em todo o ano de 2023. Entre os transplantes efetuados, destacam-se 139 de córneas, 101 de medula óssea, 35 de rins e 1 de coração. Em relação às doações, foram realizadas 24 captações de múltiplos órgãos e 64 captações de córneas.
Apesar desse crescimento, a Subcoordenadoria de Transplante de Órgãos da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) ressalta a necessidade urgente de aumentar o número de doações. Rogéria Nunes, coordenadora da Central Estadual de Transplantes do RN, destaca a importância de discutir a doação de órgãos com a família, o que pode simplificar o processo em momentos de luto.
Para fomentar a conscientização, a Sesap promoverá a Caminhada pela Vida no dia 21 de setembro, como parte das comemorações do “Setembro Verde” e do Dia Nacional de Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro. O evento terá início às 8h na entrada do Hemonorte, na Av. Alexandrino de Alencar, 1800 - Tirol.
Atualmente, a lista de espera para transplantes no estado é a seguinte:
- Transplante renal: 320 pacientes
- Transplante de córneas: 601 pacientes
- Transplante cardíaco: 1 paciente
- Transplante de medula óssea: 15 pacientes
Tags
Saúde