Queda nos preços da cebola e alta em alface, cenoura e batata marcam novembro, aponta Conab





Em novembro, os preços da cebola apresentaram uma queda inesperada para o período, com uma redução de 4,35% na média ponderada nos principais mercados atacadistas. Isso ocorreu em um cenário oposto ao habitual, quando normalmente o preço do bulbo começa a subir. A oferta abundante do produto desde abril contribuiu para essa diminuição, apesar da alta registrada nos primeiros meses do ano, impulsionada pela entrada de cebola importada, que compensou a perda de produtividade das lavouras da região Sul.

Por outro lado, outros produtos mostraram tendência de alta. O preço da alface, por exemplo, disparou 43,91%, resultado das chuvas constantes nas áreas produtoras, que afetaram a colheita e o transporte, reduzindo a oferta. A cenoura também teve um aumento de 11,58%, refletindo a menor quantidade do produto disponível no mercado. A batata, embora com um aumento mais modesto de 3,55%, também enfrentou pressões de preço devido à redução da oferta em novembro.

A boa notícia para os consumidores é que, com a intensificação da safra das águas em dezembro, os preços da batata começaram a cair, principalmente nas Centrais de Abastecimento (Ceasas). Em contraste, o tomate viu uma queda de 5,27%, já que a oferta foi suficiente para atender à demanda, sem pressões de alta nos preços.

Ana Bezerra/ Redação

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

نموذج الاتصال