O Rio Grande do Norte foi um dos estados selecionados para o programa Brasil Digital, que pretende expandir o sinal de TV Digital para 321 municípios em todo o Brasil. No estado, nove cidades serão beneficiadas com a instalação de novas estações de transmissão, permitindo que mais potiguares tenham acesso aos sinais das emissoras públicas, como a TV Brasil, e das redes legislativas, como a TV Câmara e a TV Senado.
Essa iniciativa, coordenada pelo Ministério das Comunicações, tem como objetivo ampliar a oferta de conteúdo de qualidade, cultura e entretenimento para a população, especialmente em regiões que ainda não possuem acesso adequado a esses serviços.
O secretário de Políticas Digitais da Secom, João Brant, ressaltou que o programa Brasil Digital não só amplia o acesso das populações a emissoras públicas, mas também fortalece o ambiente de integridade da informação, essencial para o fortalecimento da democracia. O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, destacou que o projeto oferece uma política pública de grande impacto, levando conteúdos de qualidade e relevantes para os brasileiros.
Além do Rio Grande do Norte, diversos estados foram contemplados com o programa, com destaque para municípios de São Paulo, Bahia e Minas Gerais. A expectativa é que, com o reforço orçamentário de cerca de R$ 250 milhões para os próximos três anos, a infraestrutura de comunicação pública no Brasil seja ampliada, beneficiando um número crescente de cidades.
Com a participação de universidades públicas e institutos federais, o programa também contribuirá para o desenvolvimento regional e para a ampliação da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), oferecendo uma nova forma de acesso à informação para muitos cidadãos que ainda não têm acesso ao sinal digital.
O programa Brasil Digital é um importante passo para garantir que a população potiguar e de outras regiões do Brasil tenham acesso a um serviço de mídia mais plural, diversificado e democrático.