A explosão do foguete Starship, da SpaceX, nesta quinta-feira (6), gerou transtornos no tráfego aéreo dos EUA. A Administração Federal de Aviação (FAA) suspendeu voos em quatro aeroportos da Flórida—Miami, Fort Lauderdale, Orlando e Palm Beach—por mais de uma hora.
O foguete, lançado da base Starbase, no Texas, apresentou falhas minutos após a decolagem. O estágio superior da Starship perdeu o controle e explodiu, espalhando destroços pelo céu do Caribe e da Flórida. Vídeos nas redes sociais mostraram fragmentos em chamas cruzando os céus perto do sul da Flórida e das Bahamas.
Para garantir a segurança, a FAA ativou um alerta para detritos e desacelerou ou suspendeu temporariamente voos. Após investigação inicial, as operações aéreas voltaram ao normal por volta das 20h (horário local). A agência determinou que a SpaceX realize uma análise sobre o incidente.
Em nota, a SpaceX informou que a falha foi causada por um “evento energético” na seção traseira, que levou à perda de vários motores
Tags
BRASIL