![]() |
Recadastramento busca reduzir perdas comerciais e melhorar eficiência do sistema em Mossoró, Assú, Parnamirim e Macaíba |
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) inicia, na próxima quinta-feira (15), o Projeto de Redução de Perdas Comerciais, com foco na modernização do sistema de abastecimento de água nos municípios de Mossoró, Assú, Parnamirim e Macaíba. A ação prevê o recadastramento de aproximadamente 242 mil ligações de água e tem prazo máximo de 12 meses para ser concluída.
O objetivo principal do projeto é aumentar a eficiência na distribuição de água e combater perdas comerciais, por meio da atualização de informações dos usuários e dos imóveis. Serão revisados dados como nome, CPF, RG dos titulares, além de informações técnicas das ligações, hidrômetros e estrutura dos imóveis.
A execução dos trabalhos ficará sob responsabilidade do Consórcio Tecqua, com atuação regionalizada. A unidade Tecqua Mossoró atenderá os municípios de Mossoró e Assú, enquanto a Tecqua Parnamirim ficará responsável pelas cidades de Parnamirim e Macaíba.
Durante a execução do projeto, será realizada também a verificação em campo de imóveis com atividade comercial. Em casos em que não há atividade empresarial, a categoria do imóvel será atualizada. Empreendedores individuais (MEI) poderão apresentar suas informações à Caern para manter a classificação como unidade residencial.
Segundo a Caern, a iniciativa representa um avanço na gestão do sistema de abastecimento, ao permitir a identificação de irregularidades, a redução de perdas por fraudes ou falhas técnicas, e a oferta de um serviço mais eficiente à população. O uso estratégico dos dados coletados também contribuirá para o planejamento de ações futuras voltadas à sustentabilidade e ao consumo consciente da água.
O projeto faz parte de dois contratos de performance nos quais a remuneração da empresa executora está atrelada aos resultados alcançados com a redução de perdas.
As equipes atuarão a partir da segunda quinzena de maio. Todos os profissionais envolvidos estarão devidamente uniformizados e identificados com crachá, garantindo segurança durante as visitas aos imóveis.
Tags
RN