China e União Europeia suspendem compra de carne de frango do Brasil após foco de gripe aviária


O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, informou nesta sexta-feira (16) que China e União Europeia suspenderam temporariamente a importação de carne de frango brasileira por um período de 60 dias. A medida foi tomada após a confirmação do primeiro foco de gripe aviária em uma granja comercial no Brasil, localizada em Montenegro, no Rio Grande do Sul.

Segundo o ministro, alguns países mantiveram protocolos mais rígidos e decidiram interromper totalmente as compras, enquanto outros optaram por restringir apenas produtos provenientes da região afetada. “A China, a partir de hoje, por 60 dias, não estará comprando carne de frango brasileiro”, declarou Fávaro. Horas depois, ele confirmou que a União Europeia também adotou suspensão temporária semelhante.

O Ministério da Agricultura reiterou que a gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de aves ou ovos, e que o sistema sanitário brasileiro possui estrutura robusta para contenção e erradicação da doença. A granja onde o caso foi registrado foi isolada e as aves eliminadas, conforme os protocolos de controle.

Além disso, será realizada uma investigação complementar em um raio de 10 km ao redor da propriedade afetada, para identificar possíveis vínculos com outras áreas. Amostras de aves mortas no Zoológico de Sapucaia do Sul também foram coletadas e aguardam análise para verificar eventual relação com o foco confirmado.

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

نموذج الاتصال