Um novo papa foi eleito nesta quinta-feira (8), após a tradicional fumaça branca surgir da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, indicando que os cardeais chegaram a um consenso durante o conclave. A escolha ocorre no segundo dia de votação e marca o início de um novo ciclo para a Igreja Católica.
Ainda não foi revelado quem é o cardeal escolhido nem qual será o nome adotado por ele como pontífice. Essa informação será anunciada em breve, quando o cardeal protodiácono, Dominique Mamberti, subir à sacada da Basílica de São Pedro para dizer a tradicional frase em latim: “Habemus Papam” – “Temos um papa”.
Antes disso, o novo papa já terá sido questionado se aceita a missão e qual nome deseja usar. Depois, ele vestirá as vestes papais – preparadas em três tamanhos – e se sentará no trono da Capela Sistina, onde receberá a homenagem dos demais cardeais.
Assim que for apresentado, o novo líder da Igreja fará seu primeiro discurso público e dará a bênção Urbi et Orbi ("À cidade e ao mundo") para a multidão que o espera na Praça São Pedro. A primeira missa oficial do novo papa deve ocorrer nos próximos dias.