O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um alerta a aposentados e pensionistas sobre uma nova tentativa de golpe envolvendo a promessa de ressarcimento de descontos indevidos de mensalidades associativas. Os criminosos estão enviando links falsos pelas redes sociais, simulando uma página oficial para consulta e saque de indenizações, e solicitam o número do CPF das vítimas.
O INSS reforça que não envia links por WhatsApp, SMS ou redes sociais solicitando dados pessoais. Para consultar de forma segura se houve desconto não reconhecido, o segurado deve acessar o portal ou aplicativo Meu INSS com login e senha. No menu “Consultar Benefício”, basta selecionar “Extrato de Pagamento” e clicar sobre o mês desejado. Por padrão, são exibidas as duas últimas competências, mas é possível consultar meses anteriores. Eventuais descontos associativos aparecerão na tabela detalhada do extrato.
De acordo com a Controladoria-Geral da União (CGU), os valores descontados indevidamente no mês de abril serão retidos e devolvidos na folha de pagamento de maio, que será liberada entre os dias 26 de maio e 6 de junho. Já os descontos ocorridos antes de abril estão sob análise da Advocacia-Geral da União (AGU), que estuda como efetivar o ressarcimento.
O INSS orienta que qualquer tentativa de golpe seja denunciada por meio da Ouvidoria do órgão, pelo telefone 135 ou pelo site oficial do governo federal.
Tags
Golpe