Os servidores da saúde do município de Natal realizarão uma paralisação de 24 horas na próxima quarta-feira (7), conforme deliberado em assembleia da categoria. A mobilização inclui nova assembleia no mesmo dia, com indicativo de greve, caso as pautas de reivindicação não avancem nas negociações com a gestão municipal.
A paralisação é organizada pelo Sindsaúde/RN, que convoca toda a categoria a participar ativamente das ações programadas. Entre os principais pontos da pauta estão: cumprimento da data-base, pagamento do retroativo do piso da enfermagem, cortes de gratificações, piso e insalubridade da radiologia, implantação de gratificações, quinquênios, discussão sobre assédio moral, estrutura das unidades, e realização de concurso público da saúde previsto para 2025.
Também fazem parte das reivindicações o Projeto de Lei dos auxiliares de enfermagem, mudanças na legislação que rege auxiliares de farmácia e técnicos de nutrição (da Lei 118 para a Lei 120) e a regulamentação da responsabilidade técnica de farmacêuticos.
A mobilização do dia 7 deve servir como termômetro para a definição de um calendário de luta mais amplo, incluindo a possibilidade de deflagração de greve por tempo indeterminado, caso não haja avanços nas negociações com a Prefeitura.