![]() |
Praia de Areia preta, em Natal. Foto: Reprodução |
De acordo com o levantamento realizado na sexta (23), cinco praias estão classificadas como impróprias para banho devido à presença elevada desses indicadores bacterianos e à constatação de efluentes não tratados lançados de forma contínua nas praias. Entre esses locais estão Nísia Floresta, na Foz do Rio Pirangi, Parnamirim, no Rio Pirangi (Ponte Nova) e no Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium), Natal, na Areia Preta (Escadaria de Mãe Luíza), e Extremoz, em Pitangui ( Avenida Pitangui).
A classificação considera observações in loco e os resultados laboratoriais das amostras de água coletadas em cinco datas, entre abril e maio de 2025. Os números dos boletins e as respectivas datas de coleta são 24 de abril de 2025, 30 de abril de 2025, 8 de maio de 2025, 15 de maio de 2025 e 22 de maio de 2025.
O índice de coliformes termotolerantes é um parâmetro importante para indicar a qualidade da água e a presença de contaminação fecal, que pode trazer riscos à saúde pública, como infecções gastrointestinais e outras doenças.
O Idema recomenda que banhistas evitem o contato com a água das praias classificadas como impróprias, especialmente crianças, gestantes e pessoas com sistema imunológico comprometido.
As informações completas e os relatórios podem ser acessados no site oficial do Idema.