INSS registra quase 500 mil pedidos de devolução por descontos indevidos

Segurados podem contestar descontos indevidos por meio do aplicativo, site ou telefone do INSS. Joédson Alves/Agência Brasil


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registrou 480.660 pedidos de devolução de valores descontados indevidamente de aposentados e pensionistas apenas no primeiro dia de funcionamento do novo sistema, nesta quarta-feira (14).

A solicitação pode ser feita pelo aplicativo ou site Meu INSS, ou pela Central 135. Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, 98,6% dos segurados que abriram requerimento afirmaram não reconhecer a cobrança feita por entidades associativas.

Ao todo, 41 entidades estão sendo notificadas e terão 15 dias úteis para comprovar os vínculos ou devolver os valores, que serão ressarcidos pelo INSS diretamente na folha de pagamento.

O órgão alerta que os pedidos devem ser feitos apenas pelos canais oficiais. A Central 135 não entra em contato com os segurados — é o cidadão quem deve ligar, acessar o site ou o aplicativo.

Desde terça-feira (13), cerca de 9 milhões de beneficiários começaram a receber notificações sobre os descontos. Ainda não há prazo para encerramento dos pedidos, e todos os que tiverem valores indevidos serão ressarcidos.

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

نموذج الاتصال