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Segurados podem contestar descontos indevidos por meio do aplicativo, site ou telefone do INSS. Joédson Alves/Agência Brasil |
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registrou 480.660 pedidos de devolução de valores descontados indevidamente de aposentados e pensionistas apenas no primeiro dia de funcionamento do novo sistema, nesta quarta-feira (14).
A solicitação pode ser feita pelo aplicativo ou site Meu INSS, ou pela Central 135. Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, 98,6% dos segurados que abriram requerimento afirmaram não reconhecer a cobrança feita por entidades associativas.
Ao todo, 41 entidades estão sendo notificadas e terão 15 dias úteis para comprovar os vínculos ou devolver os valores, que serão ressarcidos pelo INSS diretamente na folha de pagamento.
O órgão alerta que os pedidos devem ser feitos apenas pelos canais oficiais. A Central 135 não entra em contato com os segurados — é o cidadão quem deve ligar, acessar o site ou o aplicativo.
Desde terça-feira (13), cerca de 9 milhões de beneficiários começaram a receber notificações sobre os descontos. Ainda não há prazo para encerramento dos pedidos, e todos os que tiverem valores indevidos serão ressarcidos.
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