![]() |
Inscrições para formação profissional em turismo vão até sexta-feira (16/05). Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil |
O Ministério do Turismo, em parceria com o Senac, abriu 1.891 vagas gratuitas para cursos presenciais em turismo, distribuídas em 22 estados e no Distrito Federal — Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.
As inscrições vão até esta sexta-feira (16/05) e devem ser feitas exclusivamente pela internet. A oferta poderá ser preenchida pelo público em geral, desde que tenha renda familiar per capita de até dois salários mínimos.
O programa oferece 75 opções de cursos, que variam conforme a localidade. Entre as opções estão inglês instrumental, camareiro, monitor de turismo religioso e barista. Alguns cursos exigem idade e escolaridade mínima.
Na primeira etapa, realizada em abril, foram oferecidas 1.630 vagas e mais de 4 mil inscritos. O Pará liderou o número de inscrições, seguido por Rio de Janeiro e Amazonas. O curso de “Cozinha Amazônica” foi um dos mais procurados, refletindo a valorização da gastronomia regional.
Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, a iniciativa é estratégica para qualificar trabalhadores do setor para grandes eventos, como a COP30, e fortalecer o turismo brasileiro. A coordenadora-geral de Qualidade no Turismo, Renata Sanches, reforça que a qualificação profissional contribui para melhorar a experiência dos visitantes e a competitividade dos destinos.
Cada candidato pode se inscrever em apenas um curso. A seleção será por ordem de inscrição, e, se as vagas se esgotarem, haverá lista de espera para convocações futuras. Para participar, é necessário não ter abandonado nenhum curso do Programa Senac de Gratuidade (PSG) no último ano.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente on-line. CLIQUE AQUI! Mais informações podem ser acessadas AQUI.
Tags
Oportunidade