Mais de 1 milhão de aposentados já pediram reembolso ao INSS




Mais de 1 milhão de aposentados e pensionistas do INSS já contestaram descontos não autorizados e solicitaram reembolso. Até as 17h de quinta-feira (15), foram registrados 1.051.238 pedidos por meio do aplicativo e site Meu INSS, mais que o dobro do registrado no primeiro dia da operação, quando houve 473.940 solicitações. 

A medida é uma resposta às fraudes investigadas pela Polícia Federal e pela Corregedoria-Geral da União, que identificaram descontos ilegais feitos por entidades associativas nos contracheques dos beneficiários. O Governo Federal determinou o ressarcimento dos valores cobrados indevidamente e o bloqueio de bens e contas bancárias dessas entidades.

Desde o início da operação, o Meu INSS registrou 23,5 milhões de acessos, sendo 4,3 milhões voltados à funcionalidade de consulta dos descontos. Desse total, 1.069.201 pessoas verificaram cobranças relacionadas a entidades, das quais 1.051.238 afirmaram não ter autorizado os débitos e pediram reembolso. Outras 17.963 confirmaram ter autorizado os descontos. Ao todo, 41 entidades já foram contestadas.

Para saber se houve desconto não autorizado, o beneficiário deve acessar o Meu INSS, por aplicativo ou site, fazer login com CPF e senha, e utilizar o serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”. Caso o desconto não tenha sido autorizado, basta clicar na opção correspondente. A solicitação é registrada na hora, e a entidade tem até 15 dias úteis para responder. 

O acompanhamento pode ser feito pelo próprio Meu INSS ou pelo telefone 135. Não há prazo final para contestar, e os beneficiários podem fazer a checagem quando desejarem, com segurança e tranquilidade.

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

نموذج الاتصال