O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) informou neste domingo (18) que todas as medidas previstas no Plano de Contingência contra a gripe aviária estão sendo cumpridas com eficiência na área onde foi decretada emergência sanitária. Além disso, o órgão confirmou que um novo foco da doença está sendo investigado no município de Aguiarnópolis, no Tocantins.
Na região com raio de 10 km ao redor da propriedade afetada inicialmente, as vistorias em propriedades rurais avançam em ritmo acelerado. Na área perifocal, com raio de 3 km, 29 das 30 propriedades já foram vistoriadas, com previsão de conclusão até o fim do dia. Já na área de vigilância, que compreende um raio adicional de 7 km, 238 das 510 propriedades passaram por inspeção.
Durante as vistorias, foi aberta apenas uma investigação de suspeita, em uma propriedade de subsistência, que não representa risco ao comércio internacional nem à segurança dos alimentos. As amostras coletadas foram enviadas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Campinas (SP), com resultado preliminar previsto para domingo (19).
Sobre o novo caso no Tocantins, o MAPA explicou que encontrou o vírus Influenza A, mas tudo indica que não é uma forma muito perigosa da doença. A investigação continua, e já foram tomadas medidas para controlar o trânsito de animais e evitar que o vírus se espalhe.
Segundo o ministério, as investigações de suspeitas são rotina no sistema de defesa agropecuária e que o aumento no número de casos durante uma emergência é um indicativo da robustez do sistema e da sua capacidade de resposta rápida e transparente.
Tags
Saúde