![]() |
Campanha Maio Amarelo promove empatia entre condutores e ciclistas e destaca redução nas infrações por excesso de velocidade. Foto: Reprodução |
Neste sábado (24), a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) promove uma ação educativa na avenida Hermes da Fonseca, entre as ruas Apodi e Jundiaí. Motoristas de ônibus, táxis, transporte escolar e alternativo terão a oportunidade de pedalar, vivenciando os desafios dos ciclistas em Natal. A iniciativa faz parte da campanha Maio Amarelo, que tem o objetivo de aumentar a conscientização sobre segurança no trânsito.
A atividade conta com o apoio da Associação de Ciclistas do RN (Acirn) e operadores do transporte urbano, e busca promover empatia entre motoristas e ciclistas.
Segundo dados da STTU, entre janeiro e abril de 2025, as autuações por excesso de velocidade caíram 33% em comparação ao mesmo período de 2024, totalizando 43.500 infrações, contra 66 mil no ano anterior. Essa redução é atribuída às ações educativas e de sensibilização, que também enfatizam o uso consciente do celular e o combate a atitudes de risco de motoristas e pedestres.
Além disso, a STTU iniciou um binário entre as avenidas Jaguarari e São José, na Zona Sul, para melhorar o fluxo de trânsito. A Jaguarari opera no sentido centro-bairros e a São José no sentido contrário, medida que deve durar até 60 dias, enquanto novos estudos são realizados para intervenções na Zona Norte.