RN tem maior crescimento do Nordeste no setor de Serviços



Com melhor março da série histórica estado reforça tendência de expansão em 2025 e tem primeiro trimestre ainda melhor. Foto: Reprodução


O Rio Grande do Norte registrou alta de 9,6% no volume de negócios do setor de Serviços em março de 2025 na comparação com o mesmo período do ano passado. O dado foi divulgado na quarta-feira (14) pelo IBGE, por meio da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), e coloca o crescimento do estado como o maior do Nordeste e terceiro maior entre todas as unidades da federação, segundo análise pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio RN).

No ranking nacional o RN ficou atrás apenas do Distrito Federal (com aumento de 14,3%) e de Mato Grosso do Sul (alta de 11,3%). Este foi o maior crescimento para o mês de março desde o início da série histórica da pesquisa (em 2011) e marca o 12º mês consecutivo de variações positivas este segmento da economia potiguar.

Já no acumulado do 1º trimestre, com alta de 7,5%, o Rio Grande do Norte se consolidou como líder nacional no crescimento na receita de serviços (7,5%), já descontada a inflação. Esse desempenho foi três vezes superior à média brasileira no período (2,4%), consolidando o estado como uma das locomotivas do setor no país. Trata-se do melhor início de ano para o setor de serviços no RN desde 2023, com um desempenho bastante distinto do observado em 2024, quando houve recuo nas vendas de 3,2%.

A expansão no último mês foi impulsionada pelo crescimento em segmentos como informação e comunicação, e serviços prestados às famílias, com destaque para o turismo, que avançou 13,4%, evidenciando um crescimento diversificado da economia potiguar.

Essa reversão de cenário, segundo análise do Instituto Fecomércio RN, reflete o fortalecimento do ambiente de negócios no estado, apoiado na retomada da confiança empresarial, em incentivos tributários setoriais e no desenvolvimento de polos de serviços nas áreas de saúde, educação, tecnologia e turismo — este último cresceu 6,1% em 2025. No âmbito regional, o Nordeste tem demonstrado resiliência econômica neste ano, sob a liderança do RN.

Com base nesses indicadores positivos, projetamos um crescimento consolidado ao longo de 2025, impulsionando a geração de empregos e a ampliação da oferta de serviços de qualidade para a população potiguar”, destaca o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

نموذج الاتصال