Natal realizou, neste sábado (10), o Dia D de intensificação da campanha de imunização contra a Influenza 2025, e contabilizou a aplicação de cerca de 3 mil doses do imunizante contra a gripe. A vacinação aconteceu nas Unidades Básicas de Saúde do município e nos pontos extras dos Shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, que contaram também com todas as vacinas do calendário vacinal.
A cerimônia de abertura aconteceu no CMEI Dr. Vulpiano Cavalcanti de Araújo, em Igapó. A ação foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP/RN), com a intenção de reforçar a proteção contra a doença.
Natal aplicou 4.889 doses de vacinas durante a ação. 2.900 doses foram do imunizante contra a Influenza e 1.989 de outras vacinas do calendário, como Covid-19 e Tetra Viral.
José Antônio de Moura, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), comentou sobre o resultado da ação. “Consideramos bastante positivo o resultado obtido. Natal se destacou em administrar cerca de quase 3 mil doses de vacina contra Influenza, além de atualizar a caderneta de vacinação com vacinas de rotina, alcançando o número de mais de 4 mil doses em um único dia”, comemorou.
“Esse resultado só foi possível devido aos esforços das equipes envolvidas, principalmente dos territórios, além da articulação entre Ministério da Saúde, Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, juntamente com Departamento de Atenção Básica, Vigilâncias e Secretarias de Educação”, destacou Veruska Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI), sobre os parceiros envolvidos na ação.
A vacinação segue acontecendo em todas as Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 15h, e também nos pontos extras de vacinação localizados nos Shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, que funcionam de segunda a sexta-feira das 13h às 20h, e aos sábados das 10h às 15h. Para se vacinar, o munícipe pode comparecer a um posto de vacinação apresentando documento de identificação, cartão de vacinação e documentação que comprove a sua situação de inclusão em algum dos grupos prioritários (caso necessário).
Quem pode se vacinar contra a gripe
Crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes e idosos com idade acima de 60 anos, a imunização contra a influenza passou a ser de rotina, entrando para o Calendário Nacional de Vacinação para esses grupos.
Outros grupos prioritários que podem receber o imunizante são profissionais da saúde, puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; trabalhadores dos correios; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
Tags
Vacinação