Nesta segunda-feira (5), a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), inaugura a nova Central de Cadastro Único, localizada na Avenida Coronel Estevam, 1424, no bairro do Alecrim — no antigo prédio do Banco Itaú. A nova Central representa um importante avanço no atendimento à população em situação de vulnerabilidade social, com capacidade para realizar até 400 atendimentos diários.
Com uma estrutura moderna, acessível e confortável, o novo espaço concentrará todos os serviços relacionados ao Cadastro Único (CadÚnico), incluindo novos cadastros, atualizações e orientações sobre programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família.
Unificação para melhorar o atendimento
A inauguração também marca a centralização do atendimento, com o encerramento das atividades das antigas unidades localizadas no Via Direta e na Ribeira. As equipes desses locais foram integradas à nova Central, ampliando a capacidade de atendimento e promovendo mais eficiência nos serviços prestados.
“O objetivo é centralizar os serviços em um único local, com melhor estrutura e maior equipe, garantindo mais agilidade, organização e qualidade no atendimento à população”, afirma a secretária Nina Souza.
O CadÚnico é essencial para a execução de políticas públicas voltadas a famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Podem se inscrever famílias com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa ou até três salários-mínimos no total. Com base nos dados do cadastro, os governos federal, estadual e municipal articulam programas que promovem direitos e melhoria nas condições de vida.
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