A Comissão de Educação e Cultura do Senado aprovou nesta terça-feira (13), em decisão terminativa, o projeto de lei que concede à cidade do Recife (PE) o título de Capital Nacional do Brega. O texto, que já passou pela Câmara dos Deputados, segue agora para sanção presidencial, salvo se houver recurso para votação em Plenário.
O projeto (PL 2.521/2021) é de autoria do deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE) e teve parecer favorável do senador Humberto Costa (PT-PE), relator da matéria.
Segundo Costa, além de ser uma manifestação cultural de forte apelo popular, o brega também representa uma importante atividade econômica em Recife, envolvendo artistas, compositores, produtores e diversos profissionais do setor musical. Ele destacou ainda que o gênero surgiu como forma de resistência social, especialmente durante a ditadura militar, abordando temas considerados tabus.
O senador lembrou que Recife foi o berço de artistas como Reginaldo Rossi, conhecido como o "Rei do Brega", e Augusto César, além de já ter declarado o brega como Patrimônio Cultural Imaterial do município.
Além do título concedido à capital pernambucana, o Senado também aprovou recentemente a criação do Dia Nacional do Brega, a ser comemorado em 14 de fevereiro, data de nascimento de Reginaldo Rossi. O projeto também aguarda sanção do presidente da República.
Tags
LEI