O Governo do Rio Grande do Norte vai disponibilizar 30 novos leitos de UTI em Natal e Mossoró, com investimento de R$ 19 milhões. A medida foi adotada devido ao aumento significativo na demanda por leitos, especialmente por causa do crescimento dos casos de doenças respiratórias, que são atualmente a principal causa de internação na rede pública de saúde do estado.
Os novos leitos serão abertos em três unidades: o Hospital da Mulher, em Mossoró, o Hospital Giselda Trigueiro, em Natal, e também no Hospital Rio Grande, na rede privada, com a contratação de dez leitos. A governadora Fátima Bezerra autorizou a expansão, que será feita de forma emergencial, já com a previsão de abertura de 20 leitos na rede pública e a contratação dos dez leitos privados.
Segundo o secretário de Estado da Saúde Pública, Alexandre Motta, o estado enfrenta um momento crítico, com 91 pacientes na lista de espera para UTI e apenas 53 vagas disponíveis. As equipes da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) já estão em campo, trabalhando na implantação dos leitos, que incluem intervenções na rede elétrica e organização de equipamentos e pessoal.
Além disso, a UTI do Hospital da Mulher funcionará de forma permanente, ampliando os serviços prestados desde a inauguração da unidade, em 2022. A Sesap também poderá ampliar a quantidade de leitos no Hospital Rio Grande, chegando a até 40 unidades, conforme a demanda.
Tags
Saúde