STTU anuncia queda nos sinistros de trânsito em Natal durante audiência do Maio Amarelo na Câmara Municipal




Durante audiência pública realizada nesta sexta-feira (9) na Câmara Municipal de Natal, a secretária de Mobilidade Urbana, Jódia Melo, anunciou uma significativa redução nos sinistros de trânsito na capital potiguar. O encontro teve como foco o movimento Maio Amarelo, que neste ano tem como tema central “Desacelere. Seu bem maior é a vida”.

Segundo a titular da STTU, as ações educativas desenvolvidas pela Prefeitura do Natal, sob a gestão do prefeito Paulinho Freire, já apresentam resultados concretos: no primeiro quadrimestre de 2025, houve uma redução de 33% nas infrações por excesso de velocidade em relação ao mesmo período do ano passado. O número de óbitos por sinistros de trânsito também caiu 18%.

“Sabemos que cada vida importa, e a educação é o caminho. Estamos com ações todos os dias do mês, em shoppings, escolas, ruas e bares, atingindo públicos de todas as idades e modais”, destacou Jódia Melo.

A audiência foi proposta pelo vereador Herberth Sena (PV), que destacou a importância de unir esforços entre o poder público e a sociedade civil para ampliar a segurança viária em Natal. “Tivemos bons resultados neste primeiro quadrimestre e também em 2024. Queremos avançar ainda mais com ações coordenadas e educativas, especialmente com foco nos motociclistas, que representam o grupo mais vulnerável”, afirmou o parlamentar.


Representando o Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), o major César Fagundes apresentou detalhes da Operação Zero Álcool, que reforça a fiscalização da Lei Seca. “Temos intensificado as prisões por embriaguez ao volante, pois essa é uma das principais causas de acidentes fatais. É preciso reforçar que dirigir sob efeito de álcool é crime e coloca vidas inocentes em risco”, alertou.

O superintendente da Polícia Rodoviária Federal no RN, Péricles Venâncio, também participou da audiência e explicou as três frentes de atuação da PRF: fiscalização, educação e engenharia. “Estamos atuando em pontos críticos, com comandos de ultrapassagem proibida, fiscalização de motociclistas e controle da jornada de caminhoneiros. Além disso, levamos educação para escolas e empresas e identificamos falhas na infraestrutura viária para repassar aos órgãos responsáveis”, pontuou.

O debate contou ainda com a participação de representantes do Observatório Nacional de Segurança Viária, Ministério Público, Detran-RN, CPRE, PRF, STTU e outras entidades ligadas à mobilidade urbana. O movimento Maio Amarelo, realizado anualmente, busca sensibilizar motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres sobre a importância de um trânsito mais seguro para todos.

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

نموذج الاتصال