![]() |
Iniciativa reúne diferentes cursos da universidade e visa promover educação, cidadania e novas perspectivas de vida a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. Foto: Seap |
Um projeto interdisciplinar de pesquisa e extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está promovendo ações educativas voltadas à profissionalização de adolescentes e jovens em situação de privação e restrição de liberdade. A iniciativa reúne estudantes bolsistas, professores e pesquisadores dos cursos de Pedagogia, Serviço Social, Psicologia, Artes Visuais e Educação Física.
Coordenado pela professora Cláudia Kranz, do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo, e com subcoordenação da professora Cynara Ribeiro, do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação, o projeto busca respeitar a condição peculiar de pessoa em desenvolvimento, ao mesmo tempo em que trabalha a capacitação profissional desses jovens.
Serão ofertadas oficinas de alfabetização e letramento – inclusive matemático –, além de atividades voltadas ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais por meio dos eixos de arte, cultura, corpo e movimento no mundo do trabalho. Também estão previstas rodas de debate sobre direitos humanos e sociais, desigualdades, e oficinas de cuidado e responsabilização, com foco na construção de novos projetos de vida e no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
A expectativa é alcançar cerca de 70 socioeducandos, contribuindo para sua inclusão social e formação cidadã.