Morten Harket, 65 anos, vocalista da banda norueguesa a-ha, revelou ter sido diagnosticado com a Doença de Parkinson. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (4) no site oficial do grupo, em texto assinado por Jan Omdahl, autor e biógrafo da banda.
O cantor contou que recebeu o diagnóstico com serenidade e citou a filosofia de vida de seu pai, de 94 anos: “Uso o que funciona.” Segundo Harket, apenas pessoas próximas sabiam da condição, e ele adiou o anúncio por receio das consequências imprevisíveis.
O artista relatou que está fazendo o possível para evitar o avanço da doença. “É um difícil equilíbrio entre tomar a medicação e controlar os efeitos colaterais. Há muito o que ponderar, desde os movimentos corporais até os compromissos sociais e a vida cotidiana”, declarou.
Morten passou por dois procedimentos neurocirúrgicos na Clínica Mayo, nos Estados Unidos. Em junho de 2024, recebeu implantes de eletrodos no lado esquerdo do cérebro. A mesma intervenção foi feita no lado direito em dezembro, também com sucesso. As cirurgias ajudaram a reduzir os sintomas da doença.
O cantor, conhecido por sucessos como “Take On Me”, “Hunting High and Low” e “The Sun Always Shines on TV”, também falou sobre os impactos na voz. “Não sinto vontade de cantar, e isso é um sinal para mim. Não sei se conseguirei voltar. Meu foco não é o controle técnico, mas sim a capacidade de me expressar com a voz”, afirmou.
Pai de cinco filhos, Morten diz estar com a mente aberta quanto ao futuro, mesmo diante das incertezas da vida artística após o diagnóstico.
Tags
SAUDE