MPRN cobra melhorias na linha P de ônibus em Parnamirim após reclamações de usuários






O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER/RN) e às empresas Trampolim da Vitória, CAF Transportes e AEV Transporte melhorias no serviço da linha P, que atende Parnamirim, na Grande Natal. A medida foi tomada após reclamações de passageiros sobre atrasos, longas esperas e pouca frequência de ônibus, principalmente nos horários de pico e fins de semana.

Apesar do reforço feito em 2024, com a inclusão de mais um veículo e duas viagens extras nos horários de maior movimento, usuários relataram intervalos de até 40 minutos entre viagens, além de frota insuficiente no fim da tarde e nos fins de semana.

Segundo o MP, a análise das Ordens de Serviço Operacional (OSO) aponta que os intervalos não deveriam ultrapassar 25 minutos nos dias úteis, e que há, em média, quatro viagens por hora entre 15h e 18h. Aos sábados e domingos, são previstas 36 e 35 viagens, respectivamente. O MPRN acredita que os problemas podem estar ligados ao descumprimento das OSO e à má distribuição dos horários, com ônibus saindo no mesmo horário ou em sequência, deixando grandes lacunas entre viagens.

A recomendação orienta o DER a intensificar a fiscalização, com vistorias presenciais em dias úteis e fins de semana, além de ajustes nos horários para evitar sobreposição. Já as empresas devem cumprir rigorosamente os horários, solicitar alterações ao DER quando necessário e divulgar os horários nos veículos e aplicativos.

O prazo para resposta é de 30 dias. Caso não haja retorno, o MPRN poderá adotar medidas judiciais.

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