A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação, comercialização, distribuição, propaganda e uso de quatro cosméticos da empresa Be Factory Laboratories. A decisão, publicada terça-feira (22), no Diário Oficial da União, também determina o recolhimento de todos os lotes dos produtos.
A medida atinge os seguintes itens: Califórnia Drop Sérum Facial Hemp Vegan, PsiloGlow Lip Balm Hemp Vegan, Magic LSD Máscara Capilar Hemp Vegan e Alucina Creme Hidratante Facial Hemp Vegan.
Segundo a Anvisa, a proibição foi motivada pelo uso do termo “Hemp” nos rótulos, o que pode induzir o consumidor a acreditar que os produtos contêm derivados de cannabis. De acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 907/2024, nomes, marcas ou imagens que causem confusão quanto à composição são proibidos em cosméticos.
No Brasil, o uso de derivados de cannabis é permitido apenas em medicamentos autorizados pela Anvisa e sob regime de controle especial.
A agência orienta os consumidores a verificarem atentamente os rótulos e denunciarem eventuais irregularidades aos órgãos competentes.
Tags
SUSPENSO