A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) vai liberar o tráfego da ampliação do binário das ruas Jaguarari e São José a partir das 5h deste sábado (2). A última etapa da obra, que envolve a pintura da sinalização horizontal, ainda está em fase de conclusão, mas isso não impedirá o início da operação.
A intervenção tem como objetivo reorganizar o trânsito na região, aumentar a segurança viária e melhorar a fluidez do tráfego, em uma área que recebe, em média, 25 mil veículos por dia. Com a requalificação, o tempo médio de deslocamento deve ser reduzido para até 12 minutos.
O novo binário redistribui os fluxos de veículos em sentidos opostos, o que minimiza cruzamentos perigosos, reduz o número de sinistros e contribui para a diminuição da emissão de poluentes. Além da sinalização renovada, o projeto inclui a construção de calçadas acessíveis com rampas dentro das normas técnicas e a implantação de ciclofaixas. A malha cicloviária da região foi ampliada em 6,36 quilômetros com a obra.
O prefeito Paulinho Freire destacou que a intervenção melhora a vida de milhares de natalenses ao oferecer mais velocidade e segurança no trânsito, tornando a cidade mais conectada, moderna e voltada para as pessoas. Já a secretária da STTU, Jódia Melo, afirmou que o binário é uma solução eficiente, segura e sustentável, em consonância com o Plano de Mobilidade Urbana de Natal.
Em relação aos dados técnicos, a Rua Jaguarari passou de 2,31 km para 3,97 km de malha viária, um ganho de 1,66 km. Já o binário envolvendo a Rua São José e a Rua Régulo Tinoco passou de 2,20 km para 3,37 km. Com uma futura expansão prevista de 4,70 km na Rua São José, a malha total deve alcançar 8,07 km, representando um ganho total de 4,70 km. Somando ambas as vias, a ampliação da malha cicloviária atinge um total de 6,36 km.