A primeira ocorrência do dia aconteceu em Cruzeta, quando um cabo da rede elétrica da Companhia Energética do RN (Cosern) se rompeu e caiu sobre um amontoado de lenha que era utilizado para alimentar a caldeira de uma fábrica de laticínios da cidade. O contato provocou um incêndio e, por ainda estar energizado, o cabo impedia a ação direta dos bombeiros.
Para garantir a segurança da equipe e evitar a propagação do fogo, os militares utilizaram pacotes de água — técnica empregada para controlar chamas sem contato direto com eletricidade — e criaram um aceiro (área limpa ao redor do fogo) para conter as chamas. Somente após o desligamento da energia por técnicos da Cosern, foi possível realizar o combate direto e extinguir o fogo com segurança.
As outras duas ocorrências foram registradas em Caicó. A primeira aconteceu em um terreno baldio, onde o fogo se espalhou rapidamente pela vegetação seca. A fumaça densa chegou a atingir residências e estabelecimentos comerciais vizinhos, preocupando moradores. A segunda foi nas proximidades da Escola das Aldeias, no bairro Castelo Branco, onde o fogo atingia restos de podas de árvores acumuladas em um terreno.
As equipes utilizaram técnicas específicas de combate a incêndios florestais e conseguiram conter os focos, além de realizar o chamado rescaldo, processo que evita que o fogo volte a se espalhar.