![]() |
Unidade será vinculada à UFRN e deve ampliar o acesso à saúde especializada para cerca de 300 mil pessoas no Seridó. Foto: Joana Lima |
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, autorizou nesta quarta-feira (23) a adoção de medidas administrativas e jurídicas para a doação de um terreno estadual à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). No local será construído o Hospital Universitário do Seridó, em Caicó, no interior do estado.
O hospital, que será o quarto do tipo no RN e o primeiro no Seridó, vai funcionar em uma área onde hoje está localizado o Parque de Exposições. A unidade será vinculada à Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM) da UFRN e deve fortalecer a interiorização do ensino médico e da assistência em saúde especializada.
Durante o evento, realizado em Caicó, a governadora destacou o apoio do Governo Federal para o projeto executivo do hospital e informou que já formalizou um pedido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que a obra seja incluída no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
“Com o Hospital Universitário do Seridó, teremos mais acesso à saúde especializada, mais formação de médicos e profissionais da saúde, mais pesquisa, mais dignidade para o nosso povo”, afirmou Fátima Bezerra.
O investimento estimado para a construção da unidade é de R$ 150 milhões. O hospital será referência em média e alta complexidade e deve beneficiar cerca de 300 mil habitantes da região. A expectativa é que a nova estrutura complemente o atendimento do Hospital Regional Telecila Freitas Fontes, que continuará atuando com foco em urgência e emergência.
Segundo o diretor da Escola de Ciências Médicas da UFRN, George Dantas, o projeto é resultado de um processo técnico rigoroso e foi elaborado com o apoio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Participaram da solenidade autoridades estaduais, federais e municipais, incluindo a deputada federal Natália Bonavides, o deputado estadual Francisco Medeiros, prefeitos da região e o superintendente do Ministério da Saúde no RN, Jalmir Simões.