Desempenho do RN na alfabetização está abaixo da média nacional, aponta MEC


Em 2024, 59,2% das crianças matriculadas nas redes públicas de ensino de todo o Brasil foram alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental, segundo dados do Indicador Criança Alfabetizada divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta sexta-feira (11). O índice representa um avanço de 3,2 pontos percentuais em relação a 2023, quando o indicador registrou 56%.

O número aproxima o país da meta de 60%, definida pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), iniciativa que reúne estados e municípios para garantir a alfabetização na idade certa.

O ministro Camilo Santana ressaltou que a queda no desempenho do Rio Grande do Sul, que enfrentou uma calamidade climática em 2024, impactou o resultado nacional. “Se o Rio Grande do Sul tivesse mantido o mesmo percentual de 2023, teríamos chegado à meta de 60,2%. Infelizmente, o estado caiu absurdamente, resultado da situação atípica de calamidade”, afirmou.

No Rio Grande do Sul, o percentual de crianças alfabetizadas caiu de 63,4% para 44,7% em 2024.

Participaram do estudo cerca de 2 milhões de alunos de 42 mil escolas em 5.450 municípios. Entre os 5.312 municípios avaliados nos dois últimos anos, 58% aumentaram o percentual de alunos alfabetizados, e 53% atingiram a meta.

Onze estados alcançaram a meta, e 18 apresentaram avanço nos resultados. O Ceará lidera com 85,3% de crianças alfabetizadas até o fim do 2º ano, seguido por Goiás (72,7%), Minas Gerais (72,1%), Espírito Santo (71,7%) e Paraná (70,4%). Roraima não apresentou dados por não ter implementado o sistema estadual de avaliação, mas já confirmou participação para a próxima medição. Acre e Distrito Federal participaram pela primeira vez em 2024.

O MEC estabeleceu metas progressivas para os próximos anos: 64% para 2025 e 80% para 2030. O ministro Camilo Santana reforçou a ambição do governo. “Queremos 100% das crianças alfabetizadas, mas pelo menos 80% é o objetivo a ser alcançado”.

O Indicador Criança Alfabetizada é construído com base em avaliações aplicadas pelos sistemas estaduais, utilizando itens elaborados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A prova conta com 16 questões de múltipla escolha e três abertas, incluindo produção textual, para verificar habilidades básicas de leitura e escrita.

O critério para considerar a criança alfabetizada é alcançar 743 pontos na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), padrão definido em 2023 a partir da Pesquisa Alfabetiza Brasil, do Inep. Esse desempenho indica que o aluno consegue ler palavras, frases e textos curtos, identificar informações em textos diversos e fazer inferências simples.

O CNCA também busca recuperar a aprendizagem de crianças dos 3º, 4º e 5º anos afetadas pela pandemia, reforçando o compromisso com a educação básica no país.

No Rio Grande do Norte, o percentual de crianças alfabetizadas até o fim do 2º ano no Rio Grande do Norte está em torno de 54%.

Isso indica que pouco mais da metade das crianças na rede pública do estado atingiram a alfabetização nessa etapa, o que está abaixo da média nacional (59,2%) e também abaixo da meta nacional de 60% para 2024.

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