O Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), passou a contar com um novo raio-x portátil digital na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto. A entrega do equipamento, realizada na última terça-feira (8), faz parte de um pacote de investimentos em modernização tecnológica do hospital, que integra a Rede Ebserh.
Com custo estimado em R$ 550 mil, o aparelho foi adquirido com recursos do Ministério da Saúde e da administração central da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Por ser móvel, o equipamento pode ser utilizado em diferentes setores do hospital, apesar de estar alocado, neste primeiro momento, na UTI.
Segundo a superintendente do Huol, Eliane Pereira, a aquisição representa um avanço importante para o atendimento de pacientes em estado grave. “É um momento muito especial, estamos aqui na UTI para entregar um aparelho de raio-x digital, a UTI que é tão ativa, tantos pacientes, tem que ter rapidez de diagnostico. Esse aparelho, pela sua rapidez de fazer o exame, de já visualizar, o médico já poder tomar suas decisões, é um avanço de tecnologia para nossa unidade de terapia intensiva”, afirma a Superintendente do Huol, Eliane Pereira.
Além de reforçar o cuidado assistencial, o novo raio-x digital deve beneficiar atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas na unidade. Para Juliana Alves, chefe da UTI adulto, a novidade trará impacto direto na prática clínica. “estamos muito felizes de receber esse novo aparelho de raio-x, que vai ter um bom impacto na prática clínica dos colegas, que vão poder ver os resultados em tempo real. Isso vai ser muito bom para o ensino, para a pesquisa e para a assistência da nossa unidade. ”, disse.
Desde maio, o Huol tem recebido novos equipamentos como parte da estratégia de renovação do parque tecnológico. Foram adquiridos 19 microscópios para os setores de análises clínicas e anatomia patológica, 16 monitores de triagem para o Edifício Central de Internação (ECI) e ambulatórios, além de um ecocardiógrafo para a Unidade de Diagnóstico por Imagem. No total, os investimentos superam R$ 2 milhões.
De acordo com Rodrigo Briozo, gerente administrativo do Huol, as melhorias contribuem para agilizar diagnósticos e ampliar a qualidade do serviço prestado à população. “todos os pacientes assistidos, assim como, o ensino, que tem os residentes que passam pelo hospital diariamente, vão poder se beneficiar desse novo equipamento”, disse o gerente administrativo do Huol.”, destacou.
Tags
Saúde