As agências da Previdência Social em todo o Brasil começam a receber 500 novos peritos médicos federais aprovados em concurso realizado após 15 anos. A nomeação dos primeiros 250 profissionais foi publicada nesta quarta-feira (30) no Diário Oficial da União.
O reforço tem o objetivo de reduzir o tempo de espera por perícias médicas, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, onde estão as maiores filas. O concurso teve quase 14 mil inscritos e foi realizado pelo Cebraspe em fevereiro deste ano.
No Rio Grande do Norte, oito municípios serão atendidos com a chegada de 16 novos peritos, que devem tomar posse já em agosto. As cidades beneficiadas no estado são: Açu, Caicó, Currais Novos, Macau, Mossoró, Parnamirim, Pau dos Ferros e São Gonçalo do Amarante.
Segundo o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, o reforço foca em justiça social. “Os novos peritos irão atuar onde a espera é maior. Esse reforço vai fazer diferença real para o cidadão que aguarda por atendimento”, afirmou.
Com a chegada dos profissionais, a capacidade de atendimento será ampliada em 46,56% na região Norte e 36,31% no Nordeste. No caso do Centro-Oeste, o aumento será de 28%. No Sudeste e Sul, o reforço será de 5,2% e 2,7%, respectivamente, devido à maior concentração de peritos já em atuação nessas áreas.
O programa de redistribuição pretende atender 235 municípios de forma estratégica, priorizando áreas de maior demanda e com menor cobertura de profissionais.